Categorias

CEO do Twitter promete endurecer o combate aos abusos

Não é de hoje que o Twitter vem sendo acusado de dar espaço para abusos e discurso de ódio, mas nesse Sábado o seu CEO, Jack Dorsey, prometeu endurecer com novas regras para tentar reverter essa imagem de uma vez por todas.

Dorsey apresentou algumas das mudanças que deverão entrar em funcionamento nas próximas semanas na rede social e garantiu que será adotada uma “postura mais agressiva” em relação a moderação de conteúdo e perfis.

Apesar dos constantes ajustes em seus algoritmos para detectar atividades que violam sua política de uso, das ferramentas implementadas para denunciar comportamentos inadequados e o patrulhamento que já fez o Twitter banir milhões de contas do serviço, a rede social foi alvo de um boicote nesse sábado. Sob a hashtag #WomenBoycottTwitter, internautas protestaram contra a forma como usuárias continuariam sendo tratadas na plataforma, vítimas de assédio, bullying e ameaças.

Não por acaso, Jack Dorsey escolheu o Sábado para usar o próprio Twitter para comunicar que haverá um endurecimento no combate aos abusos: “nós vemos vozes sendo silenciadas no Twitter todos os dias. Nós estivemos trabalhando para contrapor isso pelos últimos dois anos (…) nós decidimos adotar uma postura mais agressiva em nossas regras e como nós iremos fazê-las valer”.

Entre as novas regras que serão adotadas está o monitoramento de “abordagem sexual indesejada, nudez não consensual, símbolos de ódio, grupos violentos e tuítes que glorifiquem a violência”. Dorsey também prometeu revelar mais detalhes ainda essa semana.