Categorias

CEO do Uber se manifesta sobre a proposta de regulamentação no Brasil

Em visita ao Brasil para acompanhar a votação da PLC 28/2017, Dara Khosrowshahi se manifestou em entrevista para o jornal O Estado de São Paulo sobre a polêmica proposta de regulamentação dos serviços de transporte urbano por aplicativo.

Para o executivo que comanda o Uber, se aprovada na votação dessa terça-feira, a lei “vai fazer o nosso número de motoristas nas ruas cair drasticamente e vai levar o Brasil para a realidade de dez anos atrás, quando só existiam os táxis”.

Khosrowshahi afirmou que não é contrário à regulamentação, mas não aprova o texto proposto que declara que motoristas precisam utilizar placas vermelhas e obter aprovação das prefeituras para exercer o ofício, entre outros entraves burocráticas. Tanto que o foco de sua visita agora “é garantir que o projeto de lei passe da forma certa, ou seja, conseguir que alguns dos aspectos prejudiciais sejam retirados do texto”. De acordo com o CEO, “o PLC 28/2017 realmente tem o potencial de restringir o trabalho dos 500 mil motoristas do Uber no Brasil”.

Se o Projeto de Lei for aprovado da forma que está, o executivo não descarta a possibilidade de suspender as operações do Uber no Brasil: “vamos ter de pensar no que vamos fazer”, afirmou. Mas Khosrowshahi defende a permanência do serviço no país, um dos cinco maiores mercados mundiais onde o Uber está presente. E encerra a entrevista reiterando a missão da empresa: “nosso objetivo é tornar o transporte disponível e barato em todos os lugares e isso é algo que todas as cidades também querem”.