Categorias

CEOs do Twitter e do Yahoo são atacados por hackers especialistas em figurões da tecnologia

O final de semana foi agitado para os hackers do OurMine: o coletivo conseguiu atacar simultaneamente no Sábado os CEOs do Twitter e do Yahoo.

As contas de Twitter de Jack Dorsey e Marissa Mayer foram comprometidas, aparentemente através do Vine, e publicaram mensagens assinadas pelo OurMine.

O grupo é formado pelos mesmos responsáveis pelos ataques às contas de rede social de Mark Zuckerberg e pela invasão ao perfil do Quora de Sundar Pichai, CEO do Google. O OurMine também seria o autor por trás de ataques ao CEO do Uber e a um investidor no mercado de tecnologia. Supostamente os ataques são motivados por publicidade e o coletivo estaria interessado em promover seus serviços de proteção e segurança.

marissa-mayer-hacked

Em cada ação, o OurMine alega ter utilizado um método diferente de invasão. No caso desse sábado, o coletivo sustenta ter explorado uma falha de segurança no Vine, que pertence ao Twitter, o que permitiria aos atacantes publicarem tuítes na rede social, aproveitando a integração entre os dois serviços. O grupo também teria tido acesso ao Dropbox de Jack Dorsey, onde teria encontrado as informações necessárias para invadir o Vine. Entretanto, a plataforma de vídeos nega a existência de qualquer vulnerabilidade.

O caso ainda está sendo investigado, mas claramente o maior prejudicado nessa confusão é Jack Dorsey, o CEO do Twitter. Ter sua conta pessoal na rede social que preside publicando mensagens de um grupo invasor é, no mínimo, desconcertante.

As mensagens publicadas nas contas de Twitter dos dois executivos foram apagadas, mas a forma como as contas foram comprometidas ou as reais motivações do OurMine permanecem um mistério. Assim como a identidade de sua aparentemente inevitável próxima vítima.