Categorias

CES 2016: Lenovo e Google se aliam para criar smartphone que navega em lugares fechados

A Lenovo anunciou na semana passada durante a CES 2016 em Las Vegas que pretende colocar no mercado ainda esse semestre os primeiros smartphones com suporte ao Projeto Tango do Google.

A tecnologia permite que os dispositivos tenham percepção espacial em lugares fechados e possam mapear o mundo ao seu redor. Até o anúncio da Lenovo, apenas protótipos haviam sido produzidos.

Segundo a gigante chinesa, os primeiros aparelhos chegariam ao mercado mundial custando menos de US$500. Apesar de ter mostrado algumas imagens conceituais do smartphone, a empresa não revelou sua aparência final no palco da CES 2016.

Johnny Lee, líder do Projeto Tango, participou da conferência da Lenovo e mostrou algumas aplicações da tecnologia, como um jogo virtual de Jenga que mistura peças virtuais com uma base real e outro em que um gato digital corria pelo cenário e pulava em cima da mobília verdadeira.

Apesar das aplicações lúdicas demonstradas no palco, o Google também planeja utilizar o sistema de percepção do mundo real em outras situações, como mapas interativos de exposições e eventos, ou mesmo para navegação em ambientes fechados, como shopping centers. O Projeto Tango consegue recriar o espaço ao seu redor através de um conjunto de lentes que conferem uma visão 3D ao dispositivo.