O novo chefe de segurança digital do Facebook não vê a hora da Adobe colocar um fim no famigerado plugin.
Em dois tuítes publicados neste final de semana, Alex Stamos praticamente pediu a cabeça do Flash: “já é hora da Adobe anunciar a data do final da vida para o Flash”.
Confira as mensagens:
Even if 18 months from now, one set date is the only way to disentangle the dependencies and upgrade the whole ecosystem at once.
— Alex Stamos (@alexstamos) 12 julho 2015
Para Stamos, a Adobe precisa tomar logo a decisão de descontinuar o Flash e dar um prazo, nem que seja de um ano e meio, para desenvolvedores web migrarem suas aplicações e páginas para outras soluções.
Depois do Java, o Flash vem sendo apontado como um dos maiores vetores de vulnerabilidades na Internet atual, com hackers se aproveitando de falhas de segurança no plugin para se infiltrarem em computadores. Na semana passada, foi revelado que o fabricante de spyware Hacking Team conhecia uma vulnerabilidade exclusiva do Flash e vinha se utilizando dela em segredo.
Pesquisadores continuam encontrando vulnerabilidades no plugin e alguns navegadores já desativam o Flash por padrão, cabendo aos usuários a responsabilidade de habilitar seu funcionamento.