Categorias

China proíbe a abertura de novos cibercafés

A China não permitirá em 2007 a abertura de novos “cibercafés”, de acordo com uma norma oficial divulgada hoje pela agência estatal de notícias, Xinhua.

Segundo a norma, os governos municipais não poderão autorizar este ano a construção de novos locais. Já são 113 mil em todo o país. Os que receberam autorização antes do anúncio da norma deverão ser abertos até 30 de junho.

Os “cibercafés” chineses são freqüentados principalmente por jovens para navegar na internet e participar de jogos online. O país conta com mais de 130 milhões de usuários de Internet.

O governo também proíbe os locais de admitir menores de 18 anos.

Os “cibercafés” dentro de colégios e escolas deverão ser administrados diretamente pelas instituições educativas sem fins lucrativos.

“É comum ver estudantes passarem horas nestes lugares, fumando e perdendo o tempo com jogos em rede”, disse um deputado do Congresso Nacional do Povo. Para ele, as normas do governo são quase sempre ignoradas.

A China tem 18 milhões de internautas menores de idade, e 13% deles são viciados na Internet, segundo os últimos dados oficiais.

Com informações de Terra.