Categorias

China vai colocar policiais lotados em empresas de Internet

O governo chinês está endurecendo ainda mais seu controle rígido sobre a Internet no país: agentes da polícia irão monitorar diretamente escritórios de empresas locais.

O anúncio da nova medida foi feito nesta terça-feira, mas ainda não há planos ou prazos para sua implantação. Denominados “oficiais de segurança de rede”, seu trabalho será “identificar atividades ilegais na Internet mais rapidamente”.

Uma nova proposta de legislação para empresas de Internet no país apresentada no início do ano já previa a necessidade de toda a empresa operando na China de manter seus dados de usuários armazenados no país, além de limitar o anonimato e compartilhar dados com o governo. Com a nova medida, as empresas também passarão a ter um policial instalado em seus escritórios.

Para Sophie Richardson, diretora para a China da entidade de Direitos Humanos Human Rights Watch, “a lei irá efetivamente colocar as empresas de Internet na China, e centenas de milhões de usuários, sob um maior controle estatal”. De acordo com Qiao Mu, professor de Estudos Estrangeiros na Universidade de Beijing, “o objetivo é criar uma atmosfera de intimidação dentro das próprias empresas”.