Categorias

Chips que identificam veículos começam a ser instalados 2008

O projeto SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), que prevê a instalação de etiquetas de identificação por radiofreqüência em veículos que circulam pelas ruas e avenidas brasileiras já tem data para começar a ser implantado: 22 de maio de 2008.

O prazo foi estabelecido a partir da data de publicação da Resolução 212 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que estabelece as características técnicas do SINIAV e se tornou público em 22 de novembro de 2006. O documento informa que os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) terão de etiquetar eletronicamente todos os carros zero quilômetro que licenciarem ou que tiverem seus cadastros alterados a partir de 22 de maio de 2008.

“Uma vez iniciado o processo, os órgãos reguladores de trânsito terão 42 meses para completar o processo para todos os automóveis, sejam eles zero quilômetro ou não”, explica Aquiles Pisanelli, assessor da presidência da CET-SP (Companhia de Engenharia e Tráfego de São Paulo). Ou seja, o prazo limite para que todos os veículos no País tenham etiquetas RFID (Radio Frequency Identification ou Identificação por Radiofreqüência) é 22 de novembro de 2011.

Uma vez etiquetados, os automóveis terão suas informações registradas sempre que passarem por uma antena do sistema – a idéia é que uma série destas antenas seja instalada em pontos estratégicos da cidade. “Com isso, poderemos automatizar a identificação de algumas infrações como o descumprimento do rodízio, o tráfego de carro por faixas de circulação exclusiva de ônibus e o trânsito de caminhões e veículos pesados em locais e horários proibidos”, explica Pisanelli.

As formas de cobrança pela instalação do sistema podem ser definidas por cada município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o Prefeito Gilberto Kassab informou que a prefeitura vai arcar com as despesas. “Mas em todos os casos será feita uma licitação”, revelou o assessor.

Ainda em relação a investimentos feitos no sistema, Pisanelli conta que os envolvidos estudam formas de dinamizar ao máximo a tecnologia. “Queremos garantir a interoperabilidade dos chips em diferentes estados com diferentes antenas para que não haja necessidade de se fazer investimentos apenas acertar um ou outro detalhe”, explicou.

Quanto às questões ligadas à privacidade, Pisanelli lembrou que elas todas serão debatidas com epresentações dos mais variados setores. “A privacidade é um assunto muito importante para nós, por isso estamos investindo em sistemas de criptografia para que a leitura dos chips se restrinja às antenas oficiais e não a antenas clandestinas, que poderiam vir a ser usadas para invadir a privacidade dos usuários”, reiterou.

Para debater este e outros assuntos ligados a tecnologia, o Detran realiza um wokshop sobre tema dias 10 e 11 de abril no Hotel Renaissance, em São Paulo.

Com informações de WNews.