Categorias

Chrome é líder disparado na preferência dos usuários

Que o Chrome assumiu a liderança da guerra dos navegadores, todo mundo já sabia: faltavam números para confirmar que a guerra, na verdade, já acabou e o navegador do Google é o grande vencedor.

De acordo com um levantamento realizado pelo Digital Analytics Program (DAP) do governo dos Estados Unidos, o Chrome domina 44,5% do mercado e está muito à frente do segundo colocado.

Os dados foram computados a partir de 2.17 bilhões de visitas nos últimos 90 dias a mais de 400 domínios do poder executivo do país, totalizando mais de 4.000 páginas diferentes. Os números não fazem distinção entre dispositivos móveis e desktops, então a hegemonia do Chrome na plataforma Android também é levada em consideração. Em contrapartida, o segundo lugar geral no ranking dos navegadores ficou com o Safari, com 25,4% do mercado.

O Internet Explorer, o outrora campeão absoluto em tempos remotos, ficou com um terceiro lugar, amargando apenas 15,5% da preferência dos usuários quando se somam todas as versões em atividade. A versão 11, a única ainda com suporte oficial da Microsoft, felizmente domina o cenário e responde por 13,5% do ecossistema dos navegadores.

Fechando o ranking estão o Firefox, outrora principal rival do Internet Explorer e que agora ocupa apenas o quarto lugar, com uma modesta participação de 7,4% de utilização; e o Edge, a grande aposta da Microsoft para voltar a alavancar a presença da empresa na internet, mas que conseguiu cativar apenas 3,5% dos usuários.