Categorias

CIA tentou quebrar segurança do iPhone e do iPad por anos

Novos documentos vazados revelaram que a CIA tentou quebrar a segurança do iPhone e do iPad durante anos para burlar a encriptação dos dados pessoais e implantar sistemas de monitoramento.

A denúncia foi feita pelo jornal The Interceptor, fundado pelo jornalista Glenn Greenwald, um dos primeiros colaboradores de Edward Snowden. De acordo com uma nova leva de informações vazadas das agências de segurança e espionagem do governo americano, o objetivo era penetrar no firmware dos dispositivos móveis da Apple.

Concluída a invasão, a CIA poderia plantar malwares nos aparelhos e roubar informações confidenciais de seus usuários sem ser detectada. Os pesquisadores de segurança do governo criaram uma versão customizada do próprio software de desenvolvimento da Apple, o Xcode. Os documentos vazados até o momento não confirmam nem negam se a CIA teve sucesso.

Para o especialista em criptografia Matthew Green, da Universidade Johns Hopkins, consultado pelo The Interceptor, a tentativa em si já é polêmica. “Desmontar produtos de fabricantes americanos e potencialmente inserir portas de acesso em programas sem que seus desenvolvedores saibam me parece um pouco além de ‘mirar nos caras maus’. Pode até ser um meio para atingir um fim, mas é um meio do cacete”.

Nem a CIA, nem a Apple se pronunciaram oficialmente sobre o incidente.