Categorias

Ciberataques na China afetaram mais de 8 milhões de páginas

Maior ciberataque da história do país teve início no domingo
Maior ciberataque da história do país teve início no domingo

Nos últimos dois dias, a Chine sofreu o pior ciberataque de sua história, que afetou consideravelmente o domínio de internet do país (.cn), e dificultou o acesso a oito milhões de sites.

O ataque começou na manhã de domingo, e se prolongou até ontem, segundo o Centro de Informação da Rede na China, órgão responsável pela gestão de internet no país.

Segundo o diretor-executivo do órgão, Li Xiaodong, o ataque é um fato “sem precedentes”, e afirmou que os responsáveis pelo ataque buscaram multiplicar a transmissão de dados para reduzir a velocidade de acesso nos servidores.

Li condenou os ataque, que, segundo ele, foram lançados através de um grande número de computadores “zombies” (máquinas cujos usuários não sabem que estão sendo parcialmente controlados por invasores).

Ele ainda disse que, por conta do grande alcance da operação, o ataque foi lançado por uma organização, e não por um usuário único, embora não exista nenhuma suspeita de quem pode estar por trás do ataque.

O governo chinês frequentemente é acusado de espionar e atacar redes de internet em outros países, mas sempre argumenta que os computadores do país se encontram entre as principais vítimas de ciberataques.