A entidade NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) anunciou uma nova leva de domínios de internet exclusivos para algumas cidades brasileiras e abertos para todos.
Serão contempladas nesse etapa da iniciativa Aracaju, Brasília, Cuiabá, Maceió, Natal, Osasco, Rio Branco, Rio de Janeiro e Uberlândia e os registros serão liberados de acordo com um calendário.
A criação dos novos domínios é resultado da campanha Cidades.BR, que ainda está em andamento no site oficial da NIC.br. Qualquer internauta pode sugerir o nome de uma cidade com mais de 500 mil habitantes e esse novo lote liberado pela entidade está relacionado às escolhas mais votadas na campanha. “Reforço o convite para que todos continuem participando e assim contribuam com a definição dos domínios das cidades que ainda estão para serem definidos”, alertou Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.
Em dois meses de campanha, foram contabilizadas quase oito mil sugestões para 46 cidades diferentes. Segundo o calendário divulgado pela entidade, os novos domínios serão liberados a seguir:
- 10/7 – osasco.br – Osasco
- 13/7 – bsb.br – Brasília
- 17/7 – maceio.br – Maceió
- 20/7 – aju.br – Aracaju
- 24/7 – cuiaba.br – Cuiabá
- 27/7 – udi.br – Uberlândia
- 31/7 – natal.br – Natal
- 03/8 – riobranco.br – Rio Branco
- 07/8 – rio.br – Rio de Janeiro
Esses novos endereços irão se juntar aos já criados pela NIC.br: João Pessoa (jampa.br), Florianópolis (floripa.br), Porto Alegre (poa.br), Vitória (vix.br), Belém (belem.br), Recife (recife.br), Macapá (macapa.br), ABC Paulista (abc.br) e São José dos Campos (sjc.br).