Categorias

Cientistas atingem velocidade de conexão 100 mil vezes mais rápida que o normal

Cientistas da Universidade de Londres bateram todos os recordes possíveis de conexão e conseguiram a impressionante velocidade de 1,1 terabyte por segundo na transmissão de dados.

Essa velocidade é mais de 100 mil vezes superior à obtida com uma banda larga de 10 Mbps e com ela seria possível baixar 500 filmes em HD em apenas um segundo.

Um dos pesquisadores envolvidos no projeto, o cientista Robert Maher parece já saber como boa parte da população usaria essa velocidade toda: “para dar um exemplo, a taxa de dados que nós alcançamos permitiria o download de uma temporada inteira de Game of Thrones em menos de um segundo e em alta definição”.

A façanha foi obtida através de um cabo de fibra ótica ligando dois computadores no laboratório e, por enquanto, está restrita à condições específicas de funcionamento. Ainda falta testar como a conexão se comportaria em longas distâncias, já que há uma tendência para a perda de dados. No momento, os cientistas trabalham em uma forma de tornar os resultados da pesquisa acessíveis à população.