Categorias

Cientistas conseguem enviar sinal de Wi-Fi para a Lua

A Lua tem atraído bastante o interesse ultimamente: desde refrigerantes até o popular Doge estão indo para o satélite natural da Terra. Mas nesta quarta-feira, cientistas do MIT e da NASA anunciaram que conseguiram enviar um sinal Wi-Fi para a lá, com banda muito mais larga que aquela que a média dos brasileiros tem em casa.

Será que a Lua irá se tornar o primeiro hotspot fora do planeta? Com 622Mbps de velocidade de download e pouco menos de 2oMbps de upload, a conexão conseguida foi de fazer inveja a muita gente. Tudo isso através de uma distância de quase 400 mil quilômetros, através da atmosfera terrestre e do vazio do espaço. Um astronauta situado na superfície lunar poderia assistir vídeos em alta definição em streaming sem qualquer engasgo.

Mas o prodígio técnico é menos simples do que parece. Os cientistas tiveram que levar em consideração as turbulências da atmosfera da Terra, que tende a distorcer o sinal em longas distâncias. Foram utilizados emissores de laser em quatro telescópios diferentes a partir de uma instalação no Novo México para iniciar a transmissão de dados por diferentes trajetos. As informações foram transmitidas na forma de pulsos codificados de luz infravermelha.

Uma vez superado o risco de queda de sinal e perda de dados, a transmissão foi capturada com sucesso por um receptor instalado em um satélite artificial em órbita da Lua. Menos de um bilionésimo de watt de um sinal inicial de 40-watts atingiu seu objetivo. Ainda assim, segundo os pesquisadores, o sinal foi dez vezes mais forte do que o necessário para se estabelecer uma conexão estável.