Categorias

Cientistas criam “Pac-Man do mundo real”

Não basta fazer Ciência e pesquisar sobre os hábitos de caça de microorganismos: é preciso fazer isso com estilo e os pesquisadores da University College of Southeast Norway, na Noruega, acreditam nisso.

Em um de seus testes, os cientistas criaram um “Pac-Man do mundo real”: um labirinto microscópico igual ao do jogo clássico, onde bactérias se caçam umas às outras.

O labirinto tridimensional de apenas um milímetro é feito com micro-canais de líquido nutriente. Presos nesse nível estão organismos unicelulares do tipo euglena e ciliados, que entram como nosso herói do jogo. Na caça, estão organismos multicelulares maiores chamados de rotifers. Nessa versão mundo selvagem de Pac-Man, não há power-ups e a presa é perseguida e caçada até a morte no labirinto, sem uma chance de revidar contra os “fantasmas”. Confira o vídeo e tente não torcer para a pobre bactéria:

Não foi o sadismo nem uma nostalgia dos tempos de fliperama que fez os cientistas produzirem sua pesquisa desse jeito. Não apenas o truque deu visibilidade à sua pesquisa, como também o labirinto de Pac-Man reproduz com mais fidelidade o tipo de ambiente repleto de obstáculos que existe em situações reais de caça microscópica do que a tradicional placa de petri aberta utilizada nesse tipo de pesquisa, alegam os cientistas.