Categorias

Cientistas criam robô que emula movimentos da salamandra

Os cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça, desenvolveram um robô capaz de emular os movimentos ondulados de locomoção de uma salamandra.

Batizado de Pleurobot, ele é capaz de rastejar e até nadar como um autêntico anfíbio e faz parte de uma linha de pesquisas robóticas que busca inspiração na biologia para gerar soluções.

“A locomoção animal é uma interação muito interessantes entre o corpo, a coluna espinhal e o ambiente”, explicou o líder do projeto, Auke Ijspeert. Para a criação do Pleurobot, “a novidade desse trabalho é realmente a abordagem que nós tomamos, de tentar estar o mais próximo possível da física real do corpo”. Confira os resultados nesse vídeo do robô em funcionamento:

Na escala evolucionária, os anfíbios marcam um ponto significativo em que os organismos vivos fizeram a transição entre a locomoção na água para a locomoção no solo e os cientistas estão interessados justamente nessa flexibilidade básica para projetarem robôs que possam se movimentar nos dois ambientes. Para isso, estudaram profundamente a coordenação da ossatura de uma espécie de salamandra e seus neurônios para desvendar seus movimentos.

As aplicações das descobertas com o Pleurobot não se restringem à robótica. Conforme explica Ijspeert no vídeo, “compreender isso é muito importante, por exemplo, para neuroprostética. Seer capaz de re-estimular esses circuitos em humanos a longo prazo é algo muito importante, e para isso você precisa entender como a coluna dorsal funciona”.