Categorias

Cientistas da NASA estão pensando em mandar astronautas para os céus de Vênus

Vênus pode estar mais perto da Terra, mas isso não significa que seja mais fácil de explorar do que Marte: Para começar, a superfície do planeta tem a pressão de 92 atmosferas da Terra e suas temperaturas podem chegar a mais de 500 graus, calor usado para derreter chumbo. Mas dois cientistas da Nasa, Dale Arney e Chris Jones, estão pensando em deixar sua superfície de lado e focar em suas nuvens, de acordo com um relatório da IEEE Spectrum.

Os cientistas dizem que a atmosfera de Vênus, se explorada por uma aeronave, pode ser mais hospitaleira para missões humanas.

Cerca de 50 km acima da superfície de Vênus, a gravidade é apenas um pouco menor do que a da Terra, e a pressão atmosférica é a mesma coisa. Além do mais, Vênus é melhor protegida da radiação do que Marte – a exposição à radiação na atmosfera de Vênus seria “mais ou menos como se você estivesse no Canadá”, disse Arney.

venus

O veículo projetado para explorar a atmosfera é um dirigível cheio de hélio, que funciona com energia solar. A ideia consiste em enviar uma versão robótica, seguido por uma versão maior com tripulação.

A ideia é atraente em parte porque o planeta está mais próximo, mas também porque poderia fornecer experiência com a tecnologia que seria necessária para levar humanos até Marte: habitats para os tripulantes, processamento de dióxido de carbono e outras coisas necessárias para permitir que os astronautas sobrevivam a uma viagem para outro planeta.

“É a chance de simular, se quiserem, uma ida até Marte”, finalizou Jones.