Categorias

Cientistas se preparam para acordar a sonda Philae

No final do ano passado, cientistas europeus conseguiram o inesperado ao aterrissar uma sonda pela primeira vez na superfície de um cometa. Infelizmente, a Philae teve alguns problemas e acabou caindo em um sono profundo dias depois.

Mas agora, os cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) vão tentar fazer contato com ela: O cometa está se aproximando do Sol e receberá mais calor e luz. O que deve despertar novamente a sonda nas próximas semanas.

Philae_touchdown_node_full_image_2

“Philae atualmente recebe cerca de duas vezes mais energia solar do que em novembro do ano passado”, diz o gerente de projeto da sonda, Stephan Ulamec. “Provavelmente ainda será muito frio para ela acordar, mas vale a pena tentar. As perspectivas vão melhorar a cada dia que passa”, explicou.

Se tudo der certo, nas próximas semanas os cientistas poderão começar a verificar como está o estado da bateria recarregável, se ela ainda está em funcionamento, sua temperatura e quanta energia exatamente ela está recebendo.

A Philae pousou com sucesso no cometa 67P em novembro do ano passado, mas um pouso inesperadamente deixou-a encalhada em uma área muito mais fria e com muito menos luz solar do que os cientistas haviam previsto inicialmente.