Categorias

Cisco vai cortar 5.500 funcionários

A Cisco anunciou na tarde desta quinta-feira um corte maciço de 5.500 funcionários para o próximo trimestre.

Com a estratégia, a empresa vai reduzir sua força de trabalho em 7% em reestruturação para se afastar do mercado de roteadores e switches.

O número apesar de bastante elevado é inferior aos rumores anteriores divulgados por alguns sites de notícias, que confiaram em fontes próximas dentro da empresa e apontavam que 14 mil profissionais seriam demitidos, ou cerca de 20% do quadro total da Cisco. Os cortes são motivados pela guinada na Cisco iniciada com a nomeação de Chuck Robbins para a posição de CEO em Julho do ano passado, em substituição a John Chambers.

Robbins está determinado a afastar a empresa do mercado saturado de roteadores e switches, que não apenas estagnou como passou a apresentar forte concorrência de empresas como Juniper e Huawei. O tradicional faturamento com roteadores chegou a cair 6% no último trimestre, enquanto o de swiches apresentou um crescimento de apenas 2%. Sob nova direção, a Cisco pretende focar em serviços e software, mais especificamente em Internet das Coisas, segurança e nuvem. Para fins de comparação, a divisão de segurança da empresa teve uma ascensão de 16% no mesmo período.

Desde que Robbins assumiu o cargo, a Cisco também realizou 10 aquisições de outras empresas, em busca da mudança de foco pretendida. Infelizmente, como sempre acontece nesses casos, parte da mão-de-obra redundante ou obsoleta terá que sair para que a Cisco tenha espaço de manobra e flexibilidade no mercado.