Categorias

Co-fundador do Rap Genius renuncia após comentários insensíveis sobre autobiografia do atirador da Califórnia

Desde o seu início, com letras de rap e hip-hop, o site Rap Genius se ramificou para explicar canções de rock, poesia, e até notícias. Seu amplo foco é o que levou o co-fundador do site, Mahbod Moghadam, na subseção “News Genius” a comentar sobre o manifesto e autobiografia de 140 páginas do atirador Elliot Rodger – uma tarefa extremamente delicada, uma vez que Rodger matou seis pessoas e feriu mais de uma dúzia no último fim de semana. Agora, Moghadam, anunciou que está renunciando ao cargo depois de postar comentários que o CEO da empresa, Tom Lehman, diz terem exibido “insensibilidade e misoginia”.

Enquanto muitas anotações de usuários acrescentavam detalhes sobre nomes e lugares, e outros até analisavam Rodger, alguns dos comentários, agora excluídos, de Moghadam provocaram certo choque. Duas anotações chegavam a descrever o manifesto de Rodger como “muito bem escrito” e “artístico”. Em outro momento, ele faz comentários sobre a aparência da irmã do assassino.

8698091377_a0823c5a0c_z.0_standard_640.0

Após usuários chamarem atenção para seus posts, Moghadam emitiu um pedido de desculpas. “Eu me empolguei ao fazer as anotações e fazer qualquer comentário sobre sua irmã foi de péssimo gosto”, disse ele. “Felizmente, a comunidade do Rap Genius editou o meu pobre julgamento, estou muito arrependido por ter escrito”.

Moghadam logo depois pediu demissão do cargo de funcionário da empresa e membro do conselho de administração. Para o CEO da empresa, Moghadam “descreveu o texto com anotações que não só não tentaram melhorar a compreensão de qualquer pessoa do texto, mas foram além da insensibilidade e misoginia”.

“Eu não posso deixá-lo comprometer a missão do Rap Genius – uma missão que permanece quase tão delicada e incipiente como era quando nós três fundadores decidimos dedicar nossas vidas a ele, quase 5 anos atrás”, finalizou Lehman.