Categorias

Comboios com caminhões autônomos completaram viagem na Europa

Imagine cruzar com um comboio de caminhões na estrada, mas apenas o veículo da frente tem um piloto humano. Pois foi exatamente isso que aconteceu durante o European Truck Platooning Challenge essa semana.

A iniciativa convocou seis fabricantes de caminhões para o desafio de cruzar o continente europeu transportando carga e usando veículos autônomos e os resultados foram impressionantes.

No modelo proposto, apenas o caminhão que vai na liderança é controlado por um motorista humano. Os demais caminhões que seguem atrás são controlados por computador e sincronizados com o caminhão da frente via Wi-Fi. Quando o líder acelera, o comboio acelera, quando o líder reduz a marcha, o comboio diminui a velocidade também. Curvas e manobras são realizadas automaticamente pelos sistemas internos dos caminhões inteligentes. Entenda como funciona:

Com o sistema, cada caminhão envolvido no comboio consome 10% a menos de combustível que uma frota normal. Outro dos objetivos da iniciativa é reduzir o número de acidentes nas estradas. Dados recentes apontam que 90% dos acidentes nas estradas europeias são provocados por falha humana; reduzindo o fator humano por trás do volante, haveria menos acidentes, em tese.

Das seis empresas convocadas para o desafio, apenas a Daimler, Volvo e Scania conseguiram completar a jornada com sucesso. O próximo passo agora é iniciar um amplo debate sobre a regulamentação do sistema, que cobre leis de trânsito locais de cada país que pode ser cruzado pelas entregas, além de regras de fronteira e mesmo padronizar um protocolo para a distribuição dos comboios.

Os organizadores do desafio irão se reunir com a Secretaria de Transportes da União Europeia no dia 14 de Abril, para decidir o futuro do transporte de cargas no Velho Continente. Com certeza, não será mais como era antigamente.