Apesar da crise econômica e política, 2015 foi um excelente ano para o crescimento do comércio móvel no Brasil, segundo dados apurados pela consultoria E-bit.
O número de pessoas realizando compras no comércio eletrônico através de dispositivos móveis apresentou um crescimento de 47% em relação ao ano de 2014.
A pesquisa também apontou que o chamado m-commerce foi responsável por 14,3% de todas as transações eletrônicas concretizadas no ano passado, um volume considerado expressivo pelos analistas. Esse percentual sobe para 22% quando são considerados somente os consumidores que fizeram uma compra eletrônica pela primeira vez. Para fins de comparação, em 2014, menos de 10% das compras via Internet foram efetuadas através de dispositivos móveis.
Apesar do crescimento, a mesma pesquisa realizada com os usuários pela E-bit constatou que 88% dos entrevistados preferiam utilizar um desktop na hora de finalizar a compra e utilizam smartphones e tablets somente para consulta de preços e pesquisa de produtos e serviços.
Ainda de acordo com o levantamento realizado, o e-commerce de uma forma geral movimentou cerca de R$41.3 bilhões em 2015, apresentando um crescimento de 15.3% em relação a 2014. Embora os números sejam positivos, a consultoria prevê um recuo em 2016 e que, devido à recessão, o ano deve apresentar uma das menores taxas de crescimento dos últimos 15 anos no setor, enquanto o consumidor reduz seus gastos ao longo do ano.