O COI é muito protetor em relação à marca dos Jogos Olímpicos, mas o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) pode ter ido longe demais: está proibindo até tuítes de quem não for um patrocinador oficial.
O uso de hashtags como #Rio2016 e #TeamUSA por parte de empresas americanas ou veículos que não sejam de mídia podem levar a processos na Justiça por violação de propriedade intelectual.
A estratégia foi revelada através de uma série de cartas enviadas pelo USOC para empresas que patrocinam atletas que estarão presentes na competição, mas que não são patrocinadoras oficiais do evento como um todo. “Entidades comericais não podem postar sobre as eliminatórias ou jogos em suas contas de mídia social corporativas”, afirma o comunicado assinado por Lisa Baird, comandante do escritório de marketing da entidade.
O Comitê Olímpico dos Estados Unidos também especificou pela mesma carta que empresas que não trabalhem primariamente com mídia não podem sequer retuitar mensagens oficiais da entidade ou publicar fotos relacionadas aos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Oiselle, patrocinadora da atleta Kate Grace, ganhadora das eliminatórias da corrida dos 800 metros rasos, foi advertida pelo USOC por ter postado fotos da classificação de Grace em seu blog.
O USOC é a detentora dos direitos autorais de expressões como “Olympic,” “Olympian” e até mesmo “Go For The Gold” (“Rumo ao Ouro”, em Português) e o uso dessas ou outras frases ou palavras podem significar uma violação de direitos e ir parar nos tribunais. Para Baird, essas medidas são necessárias: “nós precisamos dar aos patrocinadores uma exclusividade para nossa propriedade intelectual que é protegida pela lei dos Estados Unidos”.
A Oisellle teve permissão para continuar utilizando fotos da atleta Kate Grace em seu blog, mas precisou desfocar todos os símbolos que identificassem a prova como um evento classificatórios para os Jogos Olímpicos Rio 2016.