Categorias

Competidores do Uber formam aliança para derrubar rival

Como vencer o invencível? Como derrotar o que não pode ser parado? Os principais competidores do Uber parecem ter descoberto a resposta: uma aliança para derrubar seu principal rival.

Lyft, Ola, GrabTaxi e Didi Kuaidi juntaram forças nesse final de semana em um plano de crescimento estratégico comum para tentar reverter o avanço do Uber em seus mercados.

O Lyft, o maior concorrente do Uber em território americano, recebeu um aporte de capital de 100 milhões de dólares em Setembro do Didi Kuaidi, um dos maiores serviços de transporte individual da China. A iniciativa era apenas uma pista da aliança que iria juntar os dois serviços também com o Ola e o GrabTaxi, outros dois gigantes do mercado asiático.

De acordo com os termos dos acordos assinados e divulgados agora, “as empresas irão colaborar e adotar a tecnologia uma das outras, assim como conhecimento dos mercados locais e recursos de negócios de forma que viajantes internacionais possam acessar corridas locais de forma ininterrupta usando a mesma aplicação que usam em suas cidades-natal.”

Ainda de acordo com o comunicado oficial, “cada empresa irá cuidar do mapeamento, rotas e pagamentos através de uma API segura, oferecendo a melhor experiência global para os milhões de viajantes que cruzam entre os Estados Unidos, Sudeste da Ásia, Índia e China todos os anos”.

Não ficou clara como se dará a partilha de faturamento, se é que haverá alguma, ou se o acordo envolve algum tipo de investimento mútuo entre as empresas. O nome do maior rival também não é citado em momento algum do comunicado. Mas há uma certa preocupação implícita com seu avanço: “esta não é somente a parceria de quatro empresas, mas também a oportunidade de oferecer um maior impacto no futuro de nossas cidades a nível mundial”.