Youtube
Categorias

Compositores brasileiros já começam a receber direitos autorais do YouTube

Uma longa luta terminou essa semana: os compositores brasileiros já começam a finalmente receber pagamentos por direitos autorais do YouTube.

A iniciativa é resultado de acordos com as editoras musicais e agregadoras nacionais e a remuneração será paga de acordo com a exposição na plataforma de vídeos.

Uma antiga reclamação dos autores brasileiros também foi atendida pelo YouTube: pelos termos fechados, o pagamento será realizado independente de quem subiu a música para o sistema. Então, caso o vídeo exposto no YouTube tenha sido enviado por um fã, ainda assim, os direitos autorais serão coletados para seus criadores, sem prejudicar os artistas.

O pagamento será realizado de forma retroativa, então é bem possível que autores nacionais estejam prestes a receber uma quantia considerável em relação à exibição de seus trabalhos no  YouTube desde a aquisição pelo Google, em 2006. No mundo todo, a plataforma de vídeos já ressarciu o equivalente a 3 bilhões de dólares distribuídos para uma miríade de artistas.

Entretanto, para estar habilitado a receber pagamentos do YouTube, o autor brasileiro precisa obrigatoriamente estar registrado junto a um agregador ou qualquer outra entidade de registro, que fará a representação perante a plataforma de vídeos. No momento, são reconhecidas as autoridades do  ABMI (Associação Brasileira da Música Independente), eMotion, Nikita, ONErpm e Playax.