Uma pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar) conseguiu provar o que todo mundo já desconfiava: a versão nacional da Black Friday foi uma piada. Em média, houve um aumento de 0,06% no preço dos produtos em relação a uma semana antes.
Segundo dados apurados, houve uma elevação de 8,5% no preço das mercadorias dias antes dos “descontos” oferecidos durante o dia 26 de Novembro. Dos 1.728 produtos inseridos na pesquisa, apenas 48 deles tiveram redução real de preço. A avaliação do Provar também mostra que apenas depois do período da promoção é que houve recuo nos valores, com queda de 0,29%.
Para Claudio Felisoni De Angelo, presidente do Conselho do Provar, “pode-se dizer que não houve, de fato, promoção sob a chancela da marca Black Friday”. O Procon-SP notificou sete grandes varejistas do comércio eletrônico para dar explicações sobre a política de preços, mas ainda não há informações sobre o resultado das investigações. Segundo De Angelo, “o varejo é o que parece, e não aquilo que realmente é“.