Categorias

Computador comprova hipótese matemática com arquivo de 13GB de puro cálculo

Um computador conseguiu gerar uma prova matemática para um problema de discrepância que não tinha solução desde 1930. Mas o arquivo gerado tem 13 GB de puro cálculo e não pode ser conferido por humanos.

O problema foi proposto pelo matemático húngaro Paul Erdős em 1930, onde ele imaginou uma sequência de números infinita composta apenas por +1s e-1s. Depois, Erdős propôs que seria possível detectar padrões internos dentro da sequência a partir de subsequências menores. Adicionando números à cada subsequência apareceria uma figura chamada discrepância, que funcionaria não apenas como uma medida da estrutura da subsequência como também da estrutura de toda a sequência infinita.

A hipótese de Erdős é que discrepâncias de qualquer valor sempre podem ser encontradas. Complicado? Erdős nunca conseguiu provar sua hipótese. Embora encontrar uma discrepância de valor 1 seja possível, a partir daí o número de subsequências se torna absurdamente grande.

Tão grande que demorou mais 80 anos para um computador provar a discrepância de valor 2. Os pesquisadores Alexei Lisitsa e Boris Kone usaram um computador e seis horas de processamento intenso. E, mesmo assim, o resultado gerado não pode ser auditado por humanos: as páginas de cálculos somadas são maiores que todo o conteúdo da Wikipédia junto.

A comunidade matemática ainda está tentando chegar a um consenso sobre como proceder em casos assim. De acordo com o Institute of Mathematics at the Hebrew University of Jerusalem, se outro computador conseguir chegar às mesmas conclusões nas mesmas condições, a discrepância de valor 2 poderá ser validada.

Mas isso não comprova ainda toda a hipótese matemática de Erdős.  Alexei Lisitsa e Boris Kone já avançaram em seu projeto e estão procurando a prova da discrepância de valor 3. O seu computador já está processando os cálculos há semanas. O tamanho do arquivo que será gerado deixará os 13GB anteriores no chinelo.