Categorias

Computer History Museum disponibiliza código fonte do Apple II DOS

Código fonte do Apple II DOS foi liberado para download gratuito
Código fonte do Apple II DOS foi liberado para download gratuito

Lançado em 1977, o Apple II foi o primeiro computador da companhia a atingir um grande público. A máquina tinha conexões para ser utilizada com um monitor, e contava com memória de 4 KB. O aparelho rodava a linguagem de programação BASIC, mas não tinha nada similar a um HD, e os programas eram armazenadas na memória.

Para carregar os programas, eram utilizados os primeiros dispositivos de armazenamento, que eram as fitas cassete e até mesmo os discos flexíveis. Contudo, na época, os acessórios eram caros, e os softwares eram bem complexos para os novatos. Em 1978, Steve Wozniak resolveu esse problema, criando um circuito para ler discos flexíveis, através de controladores de 8 bits.

Apesar disso, a Apple ainda precisava de um sistema para gerenciar os arquivos dos programas armazenados. Isso fez com que a empresa adotasse o sistema criado por Paul Laughton, o DOS, que foi construído em duas semanas. O contrato de Laughton com a Apple tinha valor de US$ 13 mil, e o software e consistia na criação de um gerenciador de arquivos, uma interface para programar em BASIC e alguns utilitários.

E 36 anos depois do lançamento da máquina, o Computer History Museum publicou o código fonte do sistema operacional Apple II DOS, versão 3.1. Os códigos estão disponíveis gratuitamente, e podem ser acessados a partir deste link.

Depois da criação do DOS, Paul Laughto se manteve trabalhando para a Shepardson Microsystems, desenvolvendo DOS e BASIC para a Atari, além de um compilados C para a Cromemco. Além disso, ele trabalhou na Logitech e na startup Fox Video Games. Hoje, o programador está aposentado, mas desenvolve aplicativos para Android.