Categorias

Comunicado: Sobre nossa participação na BrazilJS

Nesta última terça-feira, anunciamos a participação do Código Fonte como hosts da BrazilJS Conf 2019, representados por Gabriel Fróes e Vanessa Weber, responsáveis pelo site e também pelo canal do Código Fonte no Youtube.

Recebemos o convite com muita alegria pois somos fãs do evento há tempos, pois além de ser um evento de qualidade técnica sobre tecnologia também possui um viés social voltado a diversidade e inclusão de minorias.

Aceitamos o convite com muita honra justamente por também fazermos um trabalho de geração e compartilhamento de conteúdo na área de tecnologia desde 1998 (trabalhando com cursos online), com o site Código Fonte desde 2006 e com o canal no Youtube desde 2015. Portanto estamos há 21 anos trabalhando para difundir e democratizar o conhecimento de tecnologia em nosso país.

Infelizmente não fomos bem recebidos pela comunidade que acompanha o evento justamente por algumas das nossas posições políticas e, principalmente, por entenderem que de alguma forma não representamos a diversidade que o evento propaga. Algumas horas depois da nossa divulgação começamos a receber ataques pessoais em nossas redes sociais no qual nos desqualificavam a participar do evento por não representar minorias e a diversidade que o evento prega, porém alguns ataques foram além, nos acusando de racismo.

Deixamos claríssimo aqui neste comunicado que esse tipo de acusação, além gravíssima que configura injúria, não representa de nenhuma forma a realidade. Somos sumariamente contra qualquer tipo de discriminação seja social, de raça ou sexual. Nossa posição política ou pessoal não deveria influenciar nossa participação num evento conceituado como a BrazilJS, afinal vivemos em uma democracia e em um país livre de pensamentos.

Dessa forma, comunicamos que não mais participaremos do evento reiterando nosso respeito e desejando ainda mais sucesso e crescimento ao mesmo.

Atenciosamente.

Gabriel Fróes & Vanessa Weber

Para entender melhor, assista o vídeo em que explicamos o ocorrido: