Categorias

Concurso de hacking vai ignorar o Firefox por ser um alvo fácil demais

Pela primeira vez, o navegador Firefox está fora do evento anual de hacking Pwn2own ninguém será premiado por conseguir encontrar uma vulnerabilidade no navegador, por ser considerado fácil demais.

O concurso organizado pela Zero Day Initiative, uma divisão de segurança da HP, sempre premiou os participantes capazes de demonstrar falhas de segurança inéditas em navegadores atualizados.

Esse ano, o Pwn2own distribuirá até meio milhão de dólares como prêmio para os vencedores, mas apenas entre aqueles que conseguirem explorar vulnerabilidades no Microsoft Edge, no Google Chrome ou no Apple Safari. Indagado sobre a ausência do Firefox na competição, Brian Gorenc, gerente do centro de Pesquisa de Vulnerabilidades da HP, respondeu: “nós queríamos nos focar em navegadores que fizeram aperfeiçoamentos sérios em segurança no ano passado”.

O time de desenvolvimento do Firefox sempre acompanhou de perto os resultados do evento. No ano passado, a segurança do navegador não resistiu a um segundo da competição. Duas falhas do navegador da Mozilla foram exploradas por vencedores que certamente já haviam identificado as vulnerabilidades antes mesmo de viajarem para a Pwn2own. A Mozilla reagiu rapidamente e publicou correções para os problemas pouco tempo depois.