Categorias

Confira o trailer de um documentário em Realidade Virtual sobre Chernobyl

No dia 26 de Abril de 1986, uma tragédia se abateu sobre a cidade ucraniana de Pripyat e seus arredores: a usina nuclear de Chernobyl se tornou o centro do maior desastre radioativo da História.

Trinta anos depois do evento que provocou a morte direta de dezenas de voluntários que lutaram para conter o vazamento do reator número 4, um raio de 30 km ao redor da usina continua sendo considerada área proibida para habitação.

A chamada Zona de Exclusão de Chernobyl engloba a cidade evacuada de Pripyat e outras habitações e se tornou uma área que desperta a curiosidade e a reflexão sobre os riscos da energia nuclear. Agora, um projeto de Realidade Virtual quer gravar uma panorâmica em 360º do local da tragédia. Confira o vídeo do projeto Chornobyl360:

A iniciativa é encabeçada pela desenvolvedora de jogos The Farm 51 (responsável por títulos como Alien Rage e Necrovision). Misturando imagens reais da Zona de Exclusão com objetos renderizados em 3D, o projeto irá permitir que o usuário de Realidade Virtual caminhe por uma recriação de um dos pontos mais desolados do planeta.

Mas a experiência não se limitará aos espaços físicos do desastre, mas também acompanhará o elemento humano dos sobreviventes e das pessoas que trabalham atualmente para ampliar o sistema de contenção do núcleo do reator, ainda ativo.

“Existem dezenas de documentários e filmes de ficção feitos sobre Chernobyl”, informa a página oficial da iniciativa. “A maioria deles está focada nos eventos do incidente, nas vidas perdidas, ou simplesmente se aproveita de vários mitos. Nenhum deles verdadeiramente explorou a vida da Chernobyl de hoje e da Zona”.

Parte da arrecadação das vendas do documentário será destinada a organizações de amparo às vítimas do desastre e da precipitação radioativa que ainda perdura na região.