0 Compartilhamentos 171 Views

Confira os principais anúncios da Microsoft Connect(); 2015

18 de novembro de 2015

A Microsoft transmitiu hoje a partir das 13:30h (horário de Brasília) a edição 2015 da conferência Connect();, focada em desenvolvedores.

A empresa revelou uma avalanche de novidades e cumpriu a promessa do ano passado, de que iria palestrar também para desenvolvedores de plataformas ditas rivais, como Android, iOS e Linux.

Para Mitra Azizirad, gerente geral para plataformas de desenvolvimento e vendas, a visão da Microsoft agora é alcançar “qualquer desenvolvedor, de qualquer aplicação, em qualquer plataforma”. Esse posicionamento já começou a render frutos e o Visual Studio 2015 se tornou a versão da suíte de desenvolvimentos de crescimento mais rápido da História da Microsoft. Dese Julho, a IDE ultrapassou a marca de 5 milhões de downloads.

Para ampliar ainda mais esse alcance, foi anunciado que o Visual Studio Code, uma versão para a web do ambiente Visual Studio com editor de código e armazenamento na nuvem saiu da versão prévia e entrou em Beta. A Microsoft surpreendeu a audiência ao revelar que a ferramenta está com o código-aberto e qualquer um pode ter acesso no GitHub e contribuir para a comunidade.

Novas funcionalidades já foram adicionadas ao Visual Studio Code, como suporte a extensões (com 60 delas já disponibilizadas pela Microsoft), novos exemplos, guias e ferramentas.

visual-studio-code

A Microsoft surpreenderia novamente com o lançamento do Visual Studio Dev Essentials, um programa gratuito que pretende oferecer “tudo que os desenvolvedores precisam para criar aplicações em qualquer dispositivo ou sistema operacional, usando a tecnologia de sua escolha”. É uma nova Microsoft saindo da antiga concepção de que suas ferramentas deveriam alavancar somente sua própria plataforma.

Azizirad exaltou as vantagens do Visual Studio Dev Essentials: “não importa onde você trabalhe, não importa onde você está em sua carreira, não importa que tipo de desenvolvedor você é, aqui você tem um ponto de partida com a Microsoft oferecendo tudo que você precisa”.

A nova ferramenta inclui Visual Studio Community, Visual Studio Code, Visual Studio Team Services, suporte prioritário nos fóruns, Parallels Desktop for Mac, créditos mensais no Azure e serviços de treinamento de parceiros, comoPluralsight, Wintellect e Xamarin.

Apesar de cortejar desenvolvedores de outras plataformas, a Microsoft não se esqueceu de suas próprias tecnologias e anunciou também que release candidates do .NET Core 5 e ASP.NET 5 já se encontram disponíveis para Windows, OS X e Linux. De acordo com a empresa, os desenvolvedores já podem começar a utilizá-los em seus ambientes de produção.

A forma do Visual Studio se relacionar com a nuvem vai mudar. A partir de agora haverá opções de assinatura mensais e anuais, com o objetivo de atingir equipes de desenvolvimento que não necessitam da funcionalidade em tempo integral, apenas em determinados períodos. Essas assinaturas irão incluir o IDE, o Visual Studio Online (agora renomeado para Visual Studio Team Services) e uma licença de acesso de cliente para um Team Foundation Server. Quem preferir a assinatura anual terá os mesmos benefícios incluídos através das assinaturas do MSDN.

marketplace

Para vender o sistema de assinaturas e encontrar extensões para a plataforma, a Microsoft criou o Visual Studio Marketplace. O portal não terá apenas produtos oficiais da empresa, mas também funcionará como um mercado para parceiros comercializarem suas extensões em um futuro próximo.

O Azure também ganhou novidades. O serviço Azure Service Fabric está agora disponível em prévia pública e inclui suporte para desenvolvimento .NET em servidores Windows (com suporte a servidores Linux chegando em 2016). O Azure Dev/Test Labs também foi disponibilizado em versão prévia, assim como o Azure SDK 2.8.

As novidades do Azure não param por aí e a Microsoft também revelou durante a conferência o Microsoft Graph, uma nova forma para os desenvolvedores realizarem chamadas para as APIs de seus produtos, como o próprio Azure e o Office 365.

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (21/02) – Edição da Folia!
Notícias
9 visualizações
Notícias
9 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (21/02) – Edição da Folia!

Carlos L. A. da Silva - 21 de fevereiro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

A Microsoft salvou um filme inteiro em um pedaço de vidro e isso é o futuro chegando
Artigos
19 visualizações
Artigos
19 visualizações

A Microsoft salvou um filme inteiro em um pedaço de vidro e isso é o futuro chegando

Carlos L. A. da Silva - 21 de fevereiro de 2020

Project Silica guardou o filme Superman, de 1978, em um pedaço de quartzo de vidro.

Como baixar o Windows 10 de graça a partir de versões anteriores
Dicas
14 visualizações
Dicas
14 visualizações

Como baixar o Windows 10 de graça a partir de versões anteriores

Carlos L. A. da Silva - 18 de fevereiro de 2020

O suporte para o Windows 7 terminou e você não vai querer ficar desprotegido e sem correção de falhas.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

15 anos de Google Maps
Artigos
20 visualizações
20 visualizações

15 anos de Google Maps

Carlos L. A. da Silva - 16 de fevereiro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (14/02)
Notícias
23 visualizações
23 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (14/02)

Carlos L. A. da Silva - 14 de fevereiro de 2020
Como consertar a busca do Windows 10
Dicas
25 visualizações
25 visualizações

Como consertar a busca do Windows 10

Carlos L. A. da Silva - 12 de fevereiro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (07/02)
Notícias
37 visualizações1
37 visualizações1

Promoções de Jogos do Final de Semana (07/02)

Carlos L. A. da Silva - 7 de fevereiro de 2020