Categorias

Confira todos os anúncios da Sony durante a E3 2014

A Sony encerrou o primeiro dia da E3, às 22h, horário de Brasília. A fabricante do PlayStation iniciou sua apresentação com o épico Destiny, novo projeto da Bungie, a criadora da série Halo.

O título é o mais caro já produzido na história da indústria dos jogos eletrônicos e deve chegar ano que vem para os consoles da nova geração. O trailer inédito apresentado pela Sony conta parte da trama futurista. Em seguida, a Sony informou que o beta do jogo será exclusivo de sua plataforma e começará no dia 17 próximo.

Logo depois, foi mostrado um vídeo de apresentação de The Order 1886, título exclusivo da plataforma que traz uma atmosfera steampunk e terror para o console.

Como espécie de contraponto ao horror e a violência mostrados antes, a Sony emendou com Entwined, um jogo delicado de ritmos e luz envolvendo duas almas conectadas e pássaros de luz voando. Infelizmente, esta parte da apresentação foi prejudicada por falhas no microfone. Mas Entwined já está disponível na PSN, por US$9,99.

A Sucker Punch mostrou rapidamente a seguir uma expansão standalone para o sucesso inFamous: Second Son, chamado de First Light e focado na personagem Fetch.

Para surpresa de muitos, foi revelada a existência de Little Big Planet 3, a terceira iteração da franquia que é jogo e ferramenta da Sony e que permite a criação de mundos e outros jogos. A novidade desta vez é o modo cooperativo para até quatro jogadores. Foi feita uma demonstração ao vivo de jogabilidade, com quatro personagens interagindo em um mundo cheio de desafios. Segundo o presidente mundial da Sony, 8.7 milhão de níveis já foram criados para a franquia pela comunidade de jogadores e todos eles estarão disponíveis no primeiro dia do lançamento de Little Big Planet 3, com gráficos de alta resolução.  Ele chega às lojas em novembro.

Do colorido, a apresentação retornou para ruas sombrias, zumbis e personagens sinistros no anúncio de Bloodborne, da mesma equipe que criou Demon’s Souls. Os rumores na Internet, onde o jogo atendia pelo codinome de “Project Beast”,  apontavam para um sucessor espiritual de Demon’s Souls, mas esta é uma nova franquia nascendo. O título, assim como todos os vistos até agora, também será exclusivo para PlayStation 4.

A seguir, a Sony exibiu um vídeo de jogabilidade de Far Cry 4, primeiro jogo para mais de uma plataforma que a empresa mostrou durante sua conferência. No vídeo, foi mostrado que no jogo é possível escalar montanhas, roubar veículos, planar nos vales do Himalaia usando uma roupa especial, pegar carona em helicópteros improvisados e provocar a fúria de elefantes. A Sony revelou que jogadores do PlayStation 4 poderão jogar cooperativamente com os amigos mesmo que eles não tenham o jogo.

Logo depois, foi mostrado o trailer bem-humorado de Dead Island 2. O jogo não está sendo desenvolvido pela mesma Techland que fez os episódios anteriores, mas a marca continuou nas mãos da produtora Deep Silver.

A Sony mencionou rapidamente Battlefield: Hardline, já apresentado anteriormente na conferência da EA. Em seguida, foi apresentado o conteúdo exclusivo do PlayStation 4 para Disney Infinity.

A empresa anunciou uma parceria com a Paradox Interactive, mais conhecida por sua linha de jogos para PC. A partir de agora, futuros títulos da Paradox serão portados para o PS4, começando com Magicka 2.

O momento mais engraçado da apresentação foi a leitura de uma carta de uma “menina” pedindo mais jogos do desenvolvedor Tim Schaffer, seguido do anúncio do relançamento do clássico adventure Grim Frandango, do próprio Schaffer, para PS4 e PS Vita. A seguir, a Sony apresentou um mix de jogos independentes produzidos pela Devolver Digital e programados para lançar em sua plataforma, incluindo Hotline Miami 2 e Broforce.

Um novo jogo de luta do aclamado e polêmico Suda 51 foi exibido na tela: Let it Die. Deve ser lançado em 2015, sem data certa.

Dos mesmos criadores de Journey, foi apresentado ABZÛ, uma aventura ambientada no fundo do mar.

Logo depois, No Man’s Sky, grande sensação da E3 passada, ganhou um novo trailer mostrando gráficos contínuos e a capacidade de mostrar desde a superfície de um planeta alienígena até o espaço sideral e entrando em um planeta diferente sem nenhuma tela de carregamento, todo o conteúdo gerado proceduralmente. Foi o ápice da primeira metade da apresentação da empresa.

A segunda metade da conferência começou com a apresentação ligeira do Project Morpheus, o equipamento de Realidade Virtual da Sony. Com direito a uma alfinetada em relação ao Kinect, da concorrente Microsoft e seu Xbox One. Mas nenhuma demonstração foi feita ao vivo, ainda que o headset esteja disponível no evento para os visitantes.

Logo depois, a Sony anunciou uma parceria com o YouTube que permitirá aos jogadores fazerem upload de vídeos de jogabilidade diretamente do console, com o apertar de um botão. Neste segmento dedicado às funcionalidades do console, também foi mencionado que o aguardado PlayStation Now começará a funcionar nos Estados Unidos em 31 de julho, transmitindo títulos como Dead Space 3, God of War Ascension, Metal Gear Solid: Ground Zeroes e Ultra Street Fighter IV.

PlayStation TV, lançado inicialmente no Japão, irá estrear nos Estados Unidos, por US$99. A princípio, o miniconsole rodará apenas jogos do PSVita. Falando no portátil da Sony, ele não foi esquecido e teve uma boa dose de títulos anunciados, incluindo Minecraft, Child of Light e Disney Infinity.

sony-psvita

Voltando a falar de jogos, a Sony apresentou com exclusividade o primeiro vídeo de jogabilidade do recém-anunciado Mortal Kombat X. Na tela, personagens novos e sangrentos fatalities.

A Sony também mostrou sua primeira série exclusiva para seu console: uma adaptação da história em quadrinhos Powers. A série está disponível nos Estados Unidos a partir de dezembro. Ela será exibida gratuitamente para os assinantes da PS Plus. Outro conteúdo multimídia anunciado foi um longa de animação baseado na franquia Ratchet & Clank.

No mundo dos jogos, a Sony confirmou o relançamento em HD de The Last of Us para PlayStation 4, com direito a trailer dramático embalado por uma versão de Something in the Way, do Nirvana.

Em seguida, foi exibido o novo trailer de Metal Gear Solid: The Phantom Pain, que já havia vazado durante a madrugada de Domingo para Segunda. Logo depois, foi anunciada a versão de GTA V para o PS4 no segundo semestre do ano. Será possível transferir os save games das versões do PS3 e até do Xbox 360 para o console da Sony.

O jogo seguinte a ser mostrado foi Batman: Arkham Knight, quarta aventura do super-herói na série Arkham e terceiro a ser desenvolvido por seus criadores, a Rocksteady Studios. A Sony trouxe um trailer inédito para o evento, mostrando o poder de fogo do batmóvel, um travamento ao vivo durante a apresentação e o novo visual do Espantalho.

sony-batman

A grande revelação veio no encerramento com as primeiras cenas de Uncharted 4: A Thief’s End. Seria o final da franquia?

Ao final da apresentação, a Sony apresentou um vídeo com cenas de todos os jogos que estão chegando para seus consoles. Com menos de duas horas de duração, alguns minutos mais curta que a conferência da Microsoft, a sensação que fica para o espectador é que a Sony apresentou mais e melhores jogos, com uma seleta lista de exclusivos saindo em breve.