Categorias

Confira tudo que rolou na WWDC 2017

Os fãs e consumidores da Apple pararam hoje para prestar atenção no WWDC 2017, a maior conferência anual da empresa, focada em desenvolvedores mas sempre repleta de novidades para o público comum.

Tim Cook subiu ao palco em San Jose, no estado norte-americano da Califórnia para confirmar que a Apple está indo muito bem apesar dos números apontarem uma queda natural no crescimento das vendas do iPhone.

Mas a Apple não chegou na posição em que se encontra no cenário da tecnologia com um único produto e a empresa apresentou hoje uma nova versão da assistente digital Siri, o iOS 11, um novo macOS batizado de High Sierra, o WatchOS 4 e também revelou mudanças significativas na App Store.

apple-wwdc-2017-ios11-control-center

O iOS 11 foi o principal destaque da abertura do evento, como uma evolução significativa do sistema operacional móvel da Apple. A exemplo do Android, o novo iOS ganhou uma Central de Controle, onde será possível alterar diversas funções e configurações em uma única tela. Antenada com as recentes preocupações com a segurança no trânsito, o próximo iOS também trará um modo que impedirá que motoristas recebam notificações enquanto estiverem dirigindo.

Mas as novidades do iOS 11 não param por aí: o iMessage foi melhorado para ser sincronizado em qualquer aparelho onde o usuário se autentique e arquivos trocados entre usuários serão criptografados de ponta a ponta. Além disso, o Apple Pay passa a oferecer suporte a pagamentos entre usuários do aplicativo de mensagens, diretamente de dentro do iMessage.

Apesar dos rumores de que a Apple poderia apresentar um envolvimento significativo com as tecnologias de Realidade Aumentada ou Virtual, a empresa não trouxe para o evento nenhum dispositivo próprio. Entretanto, o próximo iOS contará com um kit para desenvolvedores batizado de ARKit para que sejam criadas aplicações que usem essas tecnologias, sinalizando pela primeira vez um interesse da empresa em expandir esse ecossistema em um futuro próximo.

O iOS 11 já está disponível a partir de hoje para desenvolvedores, com uma versão beta aberta para o público sendo lançada no próximo mês. A Apple não ofereceu uma data para a chegada do sistema operacional para todos os usuários, mas ela deverá acontecer ainda no segundo semestre.

macos-high-sierra

Entretanto, o iOS não foi o único sistema operacional da Apple que ganhou uma repaginada na WWDC 2017. macOS High Sierra é o novo sistema para dispositivos desktop da empresa e vem trazendo um novo sistema de arquivos que garante maior privacidade, graças a encriptação nativa, e maior agilidade na hora de transferir dados no disco. Além disso, o Safari terá um ganho de performance de 80% no novo macOS e será capaz de monitorar anúncios que rastreiam o usuário.

O WatchOS 4 também é mais um sistema operacional que chega com novidades no evento: uma integração maior com Siri garante uma tela adicional onde a assistente digital pode exibir informações importantes para o usuário, como notificações, avisos e até as condições do tráfego. Além disso, os relógios inteligentes da Apple também poderão interagir melhor com dispositivos inteligentes de ginástica, trocando informações de saúde e dados de exercícios.

Em outras plataformas, a assistente digital Siri ganhou mais funções de tradução e compreensão de idiomas. A partir de agora, será possível ao usuário solicitar uma tradução para a assistente virtual apenas dizendo “Siri, traduza”. A Apple também revelou que Siri agora está capacitada para assimilar a grafia de palavras estrangeiras e pode corrigir o usuário em tempo real, se ele escrever algo errado no iMessage.

wwdc-2017-tim-cook

Com meio bilhão de visitantes por semana, a loja de aplicativos da Apple vai ganhar uma mudança significativa esse ano. Seu layout foi completamente modificado, para facilitar a descoberta de novidades importantes e com áreas especiais para aplicativos avaliados como importantes. A exemplo da Google Play, a App Store finalmente passa a separar aplicativos comuns de jogos para dispositivos móveis. Para os amantes de jogos, a nova loja irá organizá-los por categoria, além de exibir uma prévia de jogabilidade e recomendar títulos parecidos.