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Confira tudo que rolou na WWDC 2017 – Parte II

A Apple não se limitou a apresentar novidades digitais na abertura do seu evento anual WWDC 2017: a empresa trouxe na mochila novos hardwares que irão impactar o mercado também.

Além de novas versões de seus principais sistemas operacionais ou melhorias em Siri e na App Store, a gigante também apresentou o iMac Pro, o novo iPad Pro e mais um integrante de sua família de hardware: o HomePod, primeiro produto físico inédito da empresa em anos.

O novo dispositivo é um alto-falante inteligente que mescla funções de executar músicas com tarefas normalmente associadas com assistentes digitais domésticos e é a resposta da Apple para o crescente mercado aberto por Echo, da Amazon, e Home, do Google. O HomePod também funciona como ponto de controle central para todos os dispositivos inteligentes existentes na residência, e oferece informações e notificações por comando de voz.

https://www.youtube.com/watch?v=1hw9skL-IXc

Apesar dos paralelos óbvios com seus rivais, a Apple insiste que o foco do HomePod é qualidade musical, sendo primeiro uma caixa de som de alta fidelidade e, em segundo lugar, um assistente doméstico. Ele se integra com a plataforma Siri para fornecer o mesmo nível de inteligência já visto em outros dispositivos da empresa, mas foi desenvolvido para ocupar um lugar central em uma residência e pode se esperar uma forte integração também com o serviço Apple Music.

O HomePod chegará às prateleiras somente em Dezembro e seu preço é compatível com outros produtos da Apple: a elegância das formas, a qualidade do material e todo o peso associado com a marca da empresa tornaram o dispositivo bem mais caro que outros assistentes. Enquanto o Home está sendo vendido por US$129 e o Echo em sua versão mais comum sai por US$180, o HomePod tem um preço sugerido de US$349.

Os fãs do tablet da Apple não foram esquecidos e o iPad Pro ganhou uma nova versão durante o evento. Com uma tela de 10.5 polegadas, ele não é tão grande e tem a vantagem de ser mais fino, associada a um processador bem mais veloz e a mesma câmera de 12-megapixel do iPhone 7. Com foco no uso profissional, a Apple espera que os usuários o transformem em uma plataforma de trabalho e não de entretenimento ou consumo, um substituto do laptop tradicional, invadindo o mercado do Surface Pro, da Microsoft, e seguindo sua estratégia.

https://www.youtube.com/watch?v=UR5ODc5Wbbo

O iPad Pro também foi pensado para usufruir das vantagens do novo iOS 11, como maior velocidade em transferência e abertura de arquivos, recursos de arrastar e soltar documentos, entre outras facilidades para quem planeja empregar o tablet como ferramenta de trabalho. Após 13 trimestres seguidos de quedas nas vendas da linha iPad, a Apple espera reverter essa tendência em breve. O dispositivo móvel já está à venda, custando a partir de US$649.

O usuário profissional também é o foco do novo iMac Pro revelado na WWDC 2017. Saudado como o “mais poderoso Mac de todos os tempos”, o computador veio para revelar todo o potencial do macOS High Sierra em uma tela gigante de 27 polegadas com Retina 5K e especificações de cair o queixo. Ele traz um processador Intel Xeon de até 18 núcleos, placa gráfica AMD Radeon Vega, até 128GB de RAM e 42MB de cache, além de 4TB de SSD como armazenamento. Tudo isso, sem alterar o layout já conhecido do desktop.

Toda essa máquina não é pra qualquer um: o modelo mais básico sai por US$4.999 a partir de Dezembro nos Estados Unidos. A Apple brasileira confirmou que o computador será lançado também no mercado nacional, mas não revelou datas ou preços.