Categorias

Conheça a desimpressora a laser

Desimprimiu, está novo!
Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterrra, desenvolveram a primeira desimpressora a laser, capaz de remover tudo o que foi impresso em uma folha de papel. O sistema remove a tinta sem danificar a folha.

Para entender como funciona a invenção, é preciso recapitular como funciona uma impressora normal. Nela, o laser “pinta” uma carga elétrica positiva nas áreas do papel que irão receber a tinta. Partículas com carga negativa de pigmento aderem a este padrão quando o toner é aquecido e realiza a fusão com o papel.

Na desimpressora, pulso ultra-rápidos de laser verde, na ordem de picossegundos, vaporizam o pigmento que aderiu ao papel. A luz verde é facilmente absorvida pela tinta escura, mas passa pelas fibras de celulose do papel sem provocar dano.

O processo de desimpressão provou ser 20 vezes mais eficiente no reaproveitamento de papel do que a reciclagem. A Universidade de Cambridge acredita que a desimpressora pode se tornar uma excelente ferramenta em escala industrial para preservar o meio ambiente, mas, por enquanto, uma versão comercial do projeto não está disponível.

.