Categorias

Conheça o ReFS, o novo sistema de arquivos do Windows 8

ReFS: 18 anos depois, um novo sistema de arquivos
Na semana passada, a Microsoft apresentou oficialmente o novo sistema de arquivos do Windows 8. O ReFS (Resilient File System ou Sistema de Arquivos Resiliente) será baseado no código do atual NTFS e estará disponível inicialmente apenas na versão servidor do próximo Windows.

O ReFS, anteriormente conhecido apenas pelo codinome de “Protogon”, já havia sido visto em builds vazadas da versão cliente do Windows 8, mas a Microsoft não havia confirmado sua existência até agora. Os planos da empresa são de disponibilizá-lo no lançamento somente para o Windows 8 Server, mas os usuários desktop também teriam acesso em um futuro ainda não especificado.

O novo sistema herdará diversas características do NTFS, mas terá grande foco na resiliência, na capacidade de recuperação de dados corrompidos. Entretanto, algumas funcionalidades não serão mais suportadas: fluxos nomeados, IDs de objeto, nomes curtos, compactação, criptografia
no nível do arquivo (EFS), transações de dados do usuário, itens
esparsos, links físicos, atributos estendidos e cotas. A Microsoft garante que será possível copiar arquivos entre o NTFS e o ReFS.

Após quase 20 anos da criação do NTFS, implantado pela primeira vez no Windows NT 3.1em 1993, o ReFS é a aposta da Microsoft para a próxima década.

.