Categorias

Conheça Peeple, o app que as pessoas poderão usar para te avaliar

Imagine um banco de dados que permite que você e todos que você conhece sejam classificados e recebam reviews por ex-namorados, colegas de emprego e amigos. Tudo sem o seu consentimento.

Bem-vindo ao Peeple, descrito pelas fundadoras como um “app de positividade.” Quando lançar em novembro, o app permitirá que os usuários avaliem outras pessoas como nós fazemos com restaurantes, hotéis e serviços de táxi.

O aplicativo permite que você dê estrelas para uma pessoa e poste comentários avaliando-a. Se alguém colocar o seu nome no sistema, você não pode ser removido.

Sem surpresa, o aplicativo foi recebido com preocupações e raiva, mas uma de suas fundadoras, Julia Cordray, afirma que há recursos internos para evitar o tipo de abuso e hostilidade que parece inevitável.

peeple

“Há um monte de mal-entendidos do modo como o app realmente funciona”, diz Cordray. “Temos mais recursos de integridade e de responsabilidade do que os sistemas construídos na maioria das classificações online hoje”.

A equipe Peeple salienta que as pessoas não terão permissão para escrever comentários anônimos. Os usuários terão de entrar com seu perfil no Facebook e deve ter 21 anos ou mais. Para adicionar uma pessoa ao banco de dados, o usuário deve ter o número de celular do indivíduo.

Mas e se alguém que tem o seu número faz um comentário negativo?

Segundo Cordray, comentários negativos permanecerão privados por 48 horas, dando à pessoa sendo avaliada a chance de responder.

Cordray promete que sua equipe removerá comentários negativos e usuários abusivos, mas isso é uma promessa que nem as maiores gigantes de mídia social, como o Twitter, têm conseguido cumprir.

“Como duas mulheres empresárias no espaço de tecnologia, queremos espalhar o amor e positividade,” disse Cordray.

Sem surpresa, as pessoas têm dado ao aplicativo avaliações negativas online e estão criticando o que ele poderia fazer com as pessoas, especialmente quem tem tendências suicidas, ansiedade e já lidou com assédio antes.

Peeple deve ser lançado em novembro desse ano.