Categorias

Contas de Twitter e Pinterest de Mark Zuckerberg são hackeadas

Um grupo hacker conseguiu invadir e assumir o controle das contas de Twitter e Pinterest de ninguém menos que Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook.

O coletivo auto-denominado OurMine Team alega que o ataque só foi possível após o recente vazamento maciço de senhas de acesso do LinkedIn e que a senha do executivo seria “dadada”.

A invasão aconteceu durante o final de semana e foi rapidamente sanada nas duas redes sociais. O perfil do OurMine Team no Twitter teve sua conta suspensa. Inicialmente, o grupo afirmou ter obtido acesso também à conta de Instagram de Zuckerberg, mas não foi registrada qualquer atividade fora do normal na conta e o próprio Facebook desmentiu que a segurança do perfil de seu CEO na rede de compartilhamento de fotos e vídeos tenha sido comprometida.

zuck_pinterest_hacked

Apesar de possuir contas em duas redes sociais que competem pelo mesmo ecossistema do Facebook, Mark Zuckerberg as mantinha inativas. Sua última postagem no Twitter, por exemplo, data de 2012, depois de um hiato de quase três anos após 2009, quando o executivo criou sua conta e escreveu somente 18 tuítes.

O realmente surpreendente, se for autêntico, é que Mark Zuckerberg também tivesse uma conta no LinkedIn, uma rede social criada para construir relacionamentos profissionais. Ainda mais surpreendente é que o CEO do Facebook tenha, possivelmente, utilizado uma senha simples (curta, sem caracteres especiais, capitalização ou mesmo números), reaproveitado a mesma senha em mais de um serviço e tampouco ativado autenticação de dois fatores, onde possível.