Segundo a própria FIFA, esta Copa do Mundo tem sido a mais conectada da História da organização, batendo recordes de audiência na Internet. O público global interessado nas partidas não se limitou à televisão e consumiu conteúdo através de computadores e plataformas móveis.
“Temos o orgulho de dizer que esta Copa do Mundo da FIFA é o maior evento esportivo multimídia da história, e que mais do que nunca assistiram aos jogos e aos melhores momentos pela internet”, declarou o diretor da FIFA TV, Niclas Ericson. Antes das semifinais, mais de 20 milhões de usuários únicos já haviam assistido a cerca de 15 milhões de horas de conteúdo somente por meio das soluções de serviços multimídia da FIFA.
Para a Akamai, gigante da transmissão e armazenamento de dados web, “este é o maior evento já registrado em termos de transmissão online de conteúdo em vídeo”. A empresa apontou também o crescimento da audiência norte-americana, que assistiu em massa o jogo das oitavas de final entre Bélgica e sua seleção nacional, quebrando recordes para a emissora ESPN. Somente nos Estados Unidos foram 5,3 milhões de usuários únicos sintonizados na partida.
“Estes números mostram a rapidez com que nossa indústria está se adaptando a um mundo verdadeiramente multimídia. Somente nas plataformas digitais é que os torcedores podem assistir à Copa do Mundo da FIFA de todos os ângulos”, explicou Stefan Wildemann, gerente de Vendas e Distribuição da FIFA TV.