Categorias

Correios podem lançar serviço de e-mail gratuito e criptografado

Serviço de e-mail dos Correios será gratuito, e a criptografia deverá impedir a espionagem
Serviço de e-mail dos Correios será gratuito, e a criptografia deverá impedir a espionagem

Os Correios estão trabalhando em um servidor de e-mail gratuito e criptografado, para evitar a espionagem de conteúdo. De acordo com o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, o serviço seria mantido no ar através de receita gerada com publicidade, de forma similar ao que acontece com o Gmail e com o Outlook.com, ambos serviços gratuitos de correio eletrônico.

– É uma grande oportunidade de negócios do ponto de vista dos Correios. Os Correios do mundo hoje não vivem só de cartas, tem que encontrar novas formas de se sustentar – disse Lins.

A ideia para a criação do serviço surgiu durante o desenvolvimento de um projeto de certificação digital de mensagens, que está sendo feito pelos Correios. Esse recurso será oferecido para empresas e pessoas físicas, mediante pagamento.

O secretário afirmou que, apesar de o sistema de e-mail já ter começado a ser estudado antes das denúncias de espionagem, as notícias recentes podem fazer com que o projeto seja acelerado. Contudo, ele não deu nenhum prazo para conclusão do projeto, que dependerá das condições de mercado e da expectativa de receita dos Correios.

As informações são da Agência Brasil.