Categorias

Cortana chega ao Brasil em Português

Cortana percorreu um longo caminho: nascida como um personagem fictício da série de jogos Halo, a Inteligência Artificial a partir de hoje fala em Português e curte pão de queijo.

A assistente virtual da Microsoft já apareceu para os brasileiros assinantes do Windows Insider antes, mas faz sua estreia oficial hoje na nossa língua, chegando com a Atualização de Aniversário do Windows 10.

O download está sendo liberado gradualmente para todos os usuários do sistema operacional ao longo do dia. Ele é obrigatório, assim como a ativação de Cortana, que passa a substituir a busca convencional do Windows 10, assim como se integrar com outros componentes do sistema, como o navegador e aplicativos Windows. Ela reage a comandos de voz ou escritos, responde perguntas usando o Bing internamente para suas pesquisas, agenda compromissos e prepara lembretes para o usuário.

cortana-brasil

Não apenas o seu banco de dados foi traduzido para o nosso idioma, como também foi realizado um trabalho de localização para o seu comportamento. Em uma demonstração de testes realizada pela Microsoft para jornalistas, a assistente virtual foi indagada se gosta de novelas de TV e respondeu: “Sim, e queria muito trabalhar com Tony Ramos e Gloria Pires”.

Além de Cortana em português do Brasil, os usuários terão acesso hoje também à maior atualização já vista do Windows 10 até agora, em celebração do seu primeiro aniversário. Funcionalidades como o Windows Hello, que permite autenticação através de reconhecimento facial, e o Windows Ink, que introduz suporte a canetas digitais no sistema, também marcarão sua estreia, além de diversos ajustes no sistema operacional.