Categorias

Cortana está chegando em Português no Windows 10

Depois de uma longa espera, Cortana, a assistente virtual da Microsoft já é capaz de compreender e se comunicar em Português do Brasil.

A novidade está disponível na Build 14279 do sistema, disponível para Windows Insiders. Com o feedback dos primeiros usuários, a empresa irá aperfeiçoar o recurso antes de implementar globalmente para o Windows 10.

Mas não é apenas nosso idioma que Cortana estará assimilando. Segundo o comunicado oficial, “para cada novo mercado e linguagem, a Equipe Cortana trabalha para desenvolver uma experiência personalizada que seja relevante para cada localidade e língua. Por exemplo, no Brasil, Cortana gosta de pão de queijo, uma comida comum em diversas regiões do país”.

A Build 14279 também traz a personalidade cibernética da Microsoft para o Espanhol do México e para o Francês praticado no Canadá, com características locais em cada uma destas regiões. Essa nova versão de Cortana, independente do país, é capaz de lembrar de coisas e fatos para os usuários, sem precisar que seja criado um lembrete mais detalhado. Uma simples frase, como “me lembre de lavar o carro”, por exemplo, já ativa o sistema de memorização da assistente.

Os usuários do Windows Insiders também podem experimentar em primeira mão outras novidades do Windows 10 adicionadas nessa build, como a Integração entre o Sway e o aplicativo Fotos, um único pano de fundo para a tela de longo e a tela de bloqueio, atualizações para o app Xbox (beta), além da correção de diversos bugs.