Categorias

Cortana está pronta para o Dia dos Pais

Quem é o pai de Cortana? Como ela pode celebrar o Dia dos Pais nesse Domingo? Essa e outras perguntas já tem resposta na mais recente atualização da assistente digital da Microsoft.

Cortana agora está habilitada a dar dicas de presentes, dizer frases históricas relacionadas aos pais e até mesmo brincar com as frases que os próprios costumam dizer.

Segundo o comunicado oficial, “em celebração ao Dia dos Pais, a Cortana preparou uma nova experiência para seus usuários: a assistente pessoal da Microsoft homenageia os pais dando dicas de presentes e citando trechos de obras famosas para inspirar os filhos neste dia especial. Experimente pedir a ela: ‘Diga frases típicas de pai’ ou ‘O que os pais sempre dizem’. Ela responderá com algumas das expressões mais comuns no discurso paterno, incluindo a clássica: ‘É melhor perguntar para a sua mãe’.

O mais surpreendente talvez seja brincar com a paternidade da própria Cortana. Se o usuário tentar mandar para a personagem a frase clássica de Star Wars “eu sou seu pai”, ela não vai responder com outra referência ao filme mas com “sério? Eu não sabia que você era o Bill Gates”. Vale lembrar que o fundador da Microsoft se desligou da empresa muitos anos antes do lançamento de Cortana em 2014, mas, se é ela que está dizendo…

Ainda de acordo com a Microsoft, Cortana “também pode ajudar a encontrar o presente perfeito para o seu herói”! A assistente oferece as opções típicas da data, que vão desde acessórios como uma carteira ou uma camiseta do time favorito, até ideias de passeios e outros mimos.

A estratégia dá continuidade do processo da humanização da assistente pessoal, já visto no Dia dos Namorados, nas Festas Juninas, no Natal e até no Carnaval. Trata-se de uma forma de melhorar o relacionamento entre o usuário e o sistema e vai além de apenas traduzir os comandos e frases utilizadas por Cortana, mas também localizar seu conteúdo para se adequar à cultura do país onde ela está inserida.