Categorias

Cresce número de “cibercondríacos” nos EUA

Preocupado com uma dorzinha no braço? Ou com dores de cabeça persistentes? Se você já buscou informação na Internet sobre problemas de saúde, saiba que não está sozinho.

O número dos chamados “cibercondríacos” que buscam informações médicas na Web disparou para cerca de 160 milhões nos Estados Unidos em 2006, aumento de 37 por cento sobre os dois anos anteriores, afirma uma pesquisa.

“Cibercondríacos agora representam 84 por cento de todos os adultos online, acima dos 80 por cento do ano passado e dos 72 por cento de 2005”, afirma a Harris Interactive, a empresa de pesquisa de mercado que conduziu o levantamento.

“As razões para esse aumento são que o número total de usuários da Internet aumentou e que o percentual de pessoas que buscaram informações online subiu também”, acrescentou.

A pesquisa nacional conduzida a partir de entrevistas telefônicas com 1.010 adultos em julho mostrou que os cibercondríacos em média pesquisam a Internet quase seis vezes por mês e que a maioria encontrou o que procura.

Oitenta e seis por cento dos entrevistados disseram que a informação médica que encontraram online era confiável, o que representa uma pequena queda em relação aos 90 por cento registrados no ano anterior.

“Cibercondríacos não estão usando a Internet apenas para se educar, mas muitas pessoas também estão usando a rede para se entenderem melhor com seus médicos”, informou a companhia.

Uma parcela de quase 60 por cento das pessoas que encontraram o que buscavam na Internet discutiu a informação com seus médicos pelo menos uma vez no ano passado, de acordo com a pesquisa.

Com informações de Yahoo!.