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Crescimento no acesso por meio de dispositivos móveis diminui buscas através de desktops

Busca em celular já supera em desktops

Pela primeira vez, as buscas na internet através de celulares superaram as pesquisas realizadas de computadores desktop em setembro, segundo informações do Macquarie Group, que faz este monitoramento desde 2006.
Uma pesquisa feita pelo grupo mostra que as buscas reduziram aproximadamente 4% por ano. As taxas de crescimento nas buscas reduziram lentamente desde fevereiro, quando atingiram o patamar de 14%. O crescente número de buscas através de dispositivos móveis, aparentemente, é o principal motivo para essa queda.
Essa redução deve-se a praticidade dos aplicativos móveis. É mais fácil consultar mapas ou locais para ir a partir de aplicativos móveis, na hora em que o usuário precisa dessas informações, do que decorar o caminho antes de sair de casa, por exemplo. 
Com isso, a tendência é uma longa e lenta redução das tradicionais buscas via desktop. E esta é uma das razões pela qual companhias como Google e Microsoft estão investindo pesado no setor mobile.
Os consumidores aquecem o mercado mobile. Até o fim do ano, quase um terço do tráfego de internet vai vir de smartphones e tablets. Em algumas categorias, como busca de restaurantes, os dispositivos móveis já superam as buscas tradicionais, e alguns outros setores, como eletrônicos e produtos e serviços de beleza, estão apresentando um crescimento nas buscas.
Mesmo assim, o Google se manteve como a principal ferramenta de pesquisa em setembro, com 66,7%. O Bing, da Microsoft, aparece em segundo lugar com 15,9% da preferência, a maior taxa em 29 meses consecutivos. Já as buscas pelo Yahoo tiveram queda de 25% somente nesse ano. No ano passado, as buscas pelo portal caíram 3,2%, atingindo a marca de 12,2%