Categorias

Criado primeiro malware capaz de infectar Android, Mac, Windows e Linux

Novo malware descoberto nesta quinta-feira é capaz de controlar remotamente dispositivos rodando Android, Mac, Windows e Linux sem distinção.

Batizado de OmniRat, a ferramenta já pode ser encontrada à venda em comunidades hackers por valores irrisórios que vão de US$20 a US$50 dólares no máximo.

A descoberta foi feita pelo pesquisador da Avast Nikolaos Chrysaidos enquanto pesquisava por ferramentas de espionagem ao investigar uma rede de monitoramento remoto. O Omnirat permite acesso a nível de administrador às máquinas infectadas. Embora tenha sido produzido para Android, ele é capaz de afetar quatro plataformas diferentes.

Com total acesso administrativo, o controlador pode “recuperar informações detalhadas sobre serviços e processos rodando no dispositivo, visualizar e deletar o histórico de navegação, realizar chamadas ou enviar SMS para qualquer número, gravar áudio, executar comandos no dispositivo e mais”, segundo o comunicado oficial da Avast.

O OmniRat já foi utilizado pelo menos uma vez na Alemanha. A estratégia de infecção adotada no ataque foi a engenharia social, para convencer usuários a clicar em um link suspeito e instalar um APK que introduz a ferramenta no dispositivo. Uma vez infectado, o usuário não tem nenhuma indicação de que seu dispositivo pode ser controlado remotamente por um invasor. A partir daí, o dispositivo afetado se utiliza da lista de contatos para contaminar novas vítimas.

As recomendações para evitar o contágio são as mesmas para qualquer plataforma: evite clicar em links suspeitos, mesmo aqueles enviados de fontes conhecidas, mantenha seu antivírus sempre atualizado e cuidado com as permissões solicitadas por executáveis.