O desenvolvedor indie mais comentado nessa semana, Dong Nguyen, quebrou o silêncio após a retirada repentina de seu popular jogo Flappy Bird. Em entrevista à Forbes, Nguyen diz que o jogo foi originalmente concebido para ser jogado “quando você está relaxado”.Mas ele acabou se tornando “viciante” e “um problema”. Para resolver isso, Nguyen removeu o aplicativo no último fim de semana e disse que ele “se foi para sempre”.
A popularidade do jogo, que Nguyen revelou ao The Verge gerava, em média, US$ 50 mil por dia a partir de anúncios, parece ter tido seu lado negativo: “Minha vida não tem sido tão confortável como era antes”, explicou o desenvolvedor. “Eu não conseguia dormir”. A Forbes relata que Nguyen passou os últimos dias sem internet e descansando, mas apesar do tempo de reflexão, ele não acredita que a retirada repentina do jogo foi um erro.
Nguyen também revelou anteriormente ao The Verge que estava considerando uma sequência para Flappy Bird, mas que agora parece improvável considerando que ele acredita que é um “produto viciante”. Em vez disso, Nguyen disse que vai continuar a desenvolver outros jogos, e já tem dois títulos, Super Ball Juggling e Shuriken Block, no top 20 da App Store. “Depois do sucesso de Flappy Bird, sinto-me mais confiante, e tenho a liberdade para fazer o que eu quero fazer”.
A popularidade repentina e surpreendente de Flappy Bird gerou inúmeros clones do jogo, incluindo até mesmo uma versão web que combina Flappy Bird e o meme Doge. Além disso, diversas pessoas estão listando smartphones que têm o jogo no eBay, na esperança de lucrar com o viciante joguinho.