Categorias

Criador do Mouse falece aos 88 anos

Doug Engelbart, inventor americano, mais conhecido por criar o primeiro mouse de computador, faleceu ontem (03) à noite, devido à insuficiência renal. Engelbart foi pioneiro em muitas tecnologias iniciais do Vale do Silício, a maior parte em torno de interação entre humanos e computadores, incluindo a criação do hipertexto e trabalhos com interfaces gráficas.

O inventor de 88 anos, deixa quatro filhos, nove netos, e sua segunda esposa, com quem se casou em 2008. Em suas próprias palavras, Engelbart descreveu o desenvolvimento inicial do mouse como uma série de tentativas e erros:

Eu comecei a fazer anotações para o mouse em ’61. Na época, o dispositivo mais popular para apontar na tela era uma caneta de luz, que tinha saído de um programa de radar durante a guerra. Foi a primeira maneira padrão de navegar, mas eu não achei muito boa… Montamos nossas experiências e o mouse ganhou em todas as categorias, embora nunca tivesse sido usado antes. Ele foi mais rápido, e com isso as pessoas cometeram menos erros. Cinco ou seis pessoas se envolveram nesses testes, mas ninguém consegue se lembrar quem começou a chamá-lo de “Mouse”. Estou surpreso que o nome pegou.

Inventor foi pioneiro em tecnologias do Vale do Silício
Inventor foi pioneiro em tecnologias do Vale do Silício

Abaixo, você pode ver parte uma pequena parte de uma apresentação feita em 1968 por Engelbart e outros 17 pesquisadores no Stanford Research Institute, em Menlo Park. Entre pesquisas, Engelbart exibiu o mouse pela primeira vez na apresentação.