Categorias

Criadores do WannaCry sacam 150 mil dólares em bitcoins

Os criadores até hoje não identificados do ransomware WannaCry fizeram um saque completo de três contas virtuais relacionadas ao vírus e saíram com o equivalente a US$150.000 em bitcoins.

No ápice da epidemia que chegou a derrubar serviços em empresas em várias partes do mundo, a informação inicial era que o WannaCry havia rendido pouco mais que US$106 mil aos cibercriminosos.

O valor considerado baixo pelos especialistas não evoluiu muito com o passar dos meses e agora o dinheiro está em poder dos cibercriminosos. Ameaças similares mas menos espetaculares apresentaram resultados melhores. A indústria de segurança avalia que o mercado de ransomwares tenha gerado um faturamento de mais de um bilhão de dólares no ano passado para seus criadores.

Embora o WannaCry tenha rendido menos do que se imaginava para seus criadores, ainda assim o prejuízo causado a empresas, consumidores e usuários comuns é incalculável. Três meses depois de seu aparecimento, pesquisadores de segurança e forças policiais do mundo seguem colaborando na tentativa de rastrear, identificar e trazer os autores do ataque até a Justiça. Como os saques realizados nessa quarta-feira demonstraram, eles continuam ativos. E riram por último dos esforços frustrados para sua captura.